Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Bancário que dividia a gerência com outro empregado receberá horas extras

Publicado por Daniele Freitas
há 9 anos

O Banco Itaú Unibanco S. A. Foi condenado pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao pagamento de horas extras a um empregado que dividia a gerência de uma agência bancária com um colega: ele exercia a função de gerente comercial, e o colega a de gerente administrativo.

A Turma entendeu que a existência de dois gerentes não lhes dava poderes de mando e gestão para afastar o direito às verbas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) havia indeferido as horas extras, por entender que o bancário exerceu na agência as funções de confiança previstas no artigo 62, inciso II, da CLT.

Entretanto, restou demonstrado pelo bancário, em recurso para o TST, que embora tivesse cargo de gerência Comercial, tratava apenas dos assuntos relacionados aos clientes, venda de papéis e prospecção de negócios. Tudo isso enquanto tinha jornada controlada por meio do acesso ao sistema, cuja fiscalização era realizada pelo gerente operacional, o que demonstrou que não exerceu a autoridade máxima na agência.

Em razão da não gerência total do banco, o relator, desembargador convocado Cláudio Couce de Menezes, entendeu que as horas extras são indevidas ao empregado que exerça poderes de gestão e representação em grau muito elevado na empresa, conferidos àquele que comanda "integralmente a unidade empresarial e não apenas parte dela".

O Itaú opôs embargos declaratórios, ainda não examinados.

Fonte: http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/bancario-que-dividiaagerencia-com-ou...

Acompanhe: http://aplicacao4.tst.jus.br/consultaProcessual/consultaTstNumUnica.do?conscsjt=№Tst=435&a...

  • Sobre o autorAdvogada e mediadora extrajudicial
  • Publicações21
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações79
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancario-que-dividia-a-gerencia-com-outro-empregado-recebera-horas-extras/197764248

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)